Eu sei que sou suspeito. Mas afinal quem não é?
Em vésperas de Páscoa, rezam as notícias que a que assembleia geral da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução não só não aprovou as contas do ano de 2023 como ainda votou uma moção de censura à direção. No dia anterior (quarta-feira) a assembleia de representantes já havia decidido semelhante censura. Não posso esconder um sorriso esgueirado. Passam-me frases como “cá se fazem…”, “não é novidade…, “admirado ficava se não tivesse acontecido…”, “zangam-se as comadres…”, “Lobo em pele de cordeiro…”, “Nas costas dos outros…”, O Rei só não está nu, porque está vestido com roupa que outros teceram; Mas ainda que o sorriso teime em não sair, a mágoa é bem maior. Mágoa pelo tempo desperdiçado e oportunidades que estão a passar à nossa frente. Mágoa por constatar que o empenho centrou-se em esconder o passado, ausentes do presente e cegos quanto ao futuro. Ao longo de 2 anos cansei-me de alertar para a premência em dinamizar a formação para técnicos de cadastro, o que finalmente veio a recentemente a acontecer, ainda que de forma mitigada. Abram os olhos. As oportunidades decorrentes do Regime Jurídico do Cadastro Predial são significativamente maiores do que aqueles que resultaram da reforma da ação executiva...E a generalidade dos solicitadores não está a perceber. Não querem ver que uma parte significativa da atividade de tradicional ligada à regularização registral/fiscal vai ficar na mão daqueles que são técnicos de cadastro.
Apesar do abandono a que este tem sido votado, é irrefutável que a entrada dos solicitadores na área do cadastro deveu-se exclusivamente ao projeto Geopredial. Seja com esta direção, ou com qualquer outra que se avizinhe, tenham a coragem de perceber que futuro já entrou pela porta, preocupem-se menos em aparecer, esforcem-se mais por fazer...ou então, pelo menos, deixem fazer. "... não faz mal, não faz mal pelo menos vem no jornal pelo menos vem no jornal pelo menos vem no jornal"
2 Comentários
Daniel Sales
30/3/2024 19:00:18
Caro Armando,
Responder
Ana Paula Silva
13/4/2024 13:51:47
Concordo plenamente com o colega.Mas a ordem não me parece ter interesse neste tema tão importante para nós. Soube que abriu um primeiro curso para técnico de cadastro esgotou na hora. Mandei email e manifestei interesse nessa formação e até a presente data só ouvidos mudos. Desloquei-me a faro, sendo eu de Bombarral, visto um dos temas ser nova lei de cadastro. E, lamentavelmente, quanto a formações nada. Queria muito fazer esta formação mas infelizmente a nossa ordem não me parece estar preocupada com este tema. Ao contrário falo com topógrafos e através da associação deles, recebem imensa informação e diligenciaram para os seus associados poderem querem fazer o respectivo curso. Infelizmente a nossa ordem, actualmente, não demonstra nem luta por qualquer interesse dos seus associados.
Responder
O seu comentário será publicado depois de ser aprovado.
Deixe uma resposta. |
AutorO meu nome é Armando A. Oliveira, sou solicitador de 1993 e agente de execução desde 2003 Archives
Agosto 2024
Categories |